O Dia Internacional da Mãe Terra celebra-se, anualmente, a 22 de abril. É também conhecido como Dia da Terra, Dia Mundial da Terra e Dia Internacional da Terra. Este dia foi criado através da Resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de abril de 2009.

O seu objetivo é promover a preservação do meio ambiente, e chegar a um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras. Pretende-se, também, mobilizar a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o nosso planeta.

A Terra está a sofrer. Os oceanos enchem-se de plástico e tornam-se cada vez mais ácidos. O calor extremo, os incêndios e as inundações, afetaram milhões de pessoas. As alterações climáticas, as alterações provocadas pelo homem à natureza, bem como os crimes que perturbam a biodiversidade, tais como a desflorestação, a alteração do uso do solo, a intensificação da agricultura e da produção pecuária ou o crescente comércio ilegal de vida selvagem, podem acelerar a velocidade de destruição do planeta.

O tema escolhido para 2024 é «Planeta versus Plásticos» e destaca a responsabilidade de todos de salvaguardar o ambiente e o nosso futuro, através do compromisso de acabar com os plásticos para bem da saúde humana e planetária, exigindo uma redução de 60% na produção de plásticos até 2040 e um objetivo final de construir um futuro sem plásticos para as gerações vindouras.


FONTE EUROCID :: Centro de Informação Europeia Jacques Delors: Resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Dia Internacional da Mãe Terra | ONU [en]

FONTE EUROCID :: Centro de Informação Europeia Jacques Delors: Making Peace With Nature | The first UNEP synthesis report